sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

LIXO É ENTERRADO NA PRAIA EM ALGODOAL

Foto: Praia da Princesa Algodoal/Maiandeua

Publicado em O Liberal, em 22/01/08.


Por Edwaldo Mendes
22-Jan-2008


Conhecida pelas belezas naturais que encantam turistas do mundo inteiro e também pelas constantes agressões que seu meio ambiente vem sofrendo ao longo dos anos, a ilha de Maiandeua, mais conhecida por Algodoal e que é legalmente reconhecida como Área de Proteção Ambiental (APA), está agora sendo vítima de mais um ato de irresponsabilidade e descaso, desta vez por parte de uma autoridade quem tem a obrigação constitucional de protegê-la.
Por determinação do prefeito de Maracanã, Agnaldo dos Santos, também conhecido como Tinô, o lixo produzido na ilha está sendo enterrado na praia da vila. Acatando ordens do prefeito, o administrador municipal de Algodoal, Emilton Carrilho, abre fossos de cerca de seis metros quadrados de largura, por dois de fundo, onde o lixo é jogado. Com o período chuvoso, não é possível queimar o lixo acumulado dentro do enorme buraco, como é feito rotineiramente, então a ordem é fechar com areia o local e abrir outro, contaminando cada vez mais a praia.
Com a chegada do período de Carnaval e em seguida a Semana Santa, as férias de julho e os outros feriadões do ano, quando mais de 20 mil pessoas vão a Algodoal, cresce consideravelmente a produção de lixo na ilha. E a negra expectativa é de que cresça, também, o número de fossos abertos para dar um fim nada ecológico a esse lixo.
Para completar essa onda de desatinos, uma senhora conhecida por Luana, e que se casou com um pescador da ilha, invadiu a área que é considerada o cartão postal de Algodoal, as dunas que nasceram na ponta da praia da Princesa. Contando com a omissão do prefeito, ela ergueu barracas ao lado da duna maior, provocando uma imediata mudança da área, principalmente na rota dos ventos. O resultado foi o surgimento de uma nova duna e a destruição gradativa da duna maior.
Na ilha da Princesa, por sinal, o lixo não é recolhido, mas sim abandonado nas dunas e em seguida sepultado pela ação dos ventos sobre a areia. A maior parte desse lixo chega na ilha pelas mãos de turistas. É comum casos de acidentes, na praia ou nas dunas, com pessoas que têm os pés cortados por cacos de vidro.
Como se não bastasse tanta agressão, a especulação imobiliária, cada vez mais voraz, internacionalizada e dolarizada, já expulsou quase toda a população da ilha, hoje calculada em cerca de duas mil pessoas, das principais ruas que cortam a vila. Atraídos por dinheiro que nunca iriam conseguir trabalhando na pesca ou a serviço do turismo, os nativos invadiram o mangue que fica a menos de 300 metros da vila. Lá eles passaram a construir suas novas casas. Hoje o lugar virou o bairro do Camambá, onde vivem mais de 150 famílias.
Pelos rumos que a agressão vem seguindo nos últimos anos, e apesar das investidas preservacionistas que a organização não-governamental Suatá vem tomando na esfera judicial, infelizmente hoje não se pode negar ou contestar que, mesmo sendo uma APA, a ilha do Maiandeua não tem conseguido se livrar das mais diversas ameaças aos recursos naturais.O acúmulo de lixo a especulação e a construção desordenada de casas, bares e pousadas, a retirada de pedras para as construções civis, a ocupação das dunas, a destruição pelo fogo das restingas durante o verão, a diminuição da flora e fauna, a falta de consciência da maioria dos turistas e de boa parte da população nativa, seduzida pelo dinheiro dos especuladores, tudo isso trama a favor da destruição de Algodoal.


O finado prefeito de maracanã foi um dos maiores responsáveis pela situação catastrófica em que vive hoje a população de Algodoal/Maiandeua.O novo prefeito parece que não apenas herdou o cargo de gestor público, mas também a falta de respeito e irresponsabilidade do prefeito anterior. É um absurdo a forma como esse vice prefeito está tratando o meio ambiente na ilha de Mainadeua. Escrevo em letras maiúsculas e com aspas seu nome:"AGNALDO DOS SANTOS" vulgo "TINÔ" esse é o o nome do homem que vai vir chorando por votos nas próximas eleições. Pessoal não vamos esquecer quem são os verdadeiros responsáveis pela degradação social e ambiental que vive hoje a ilha Maiandeua. Glauco Bezerra.

Peço aos leitores e colecionadores de discos de Reggae um pouco de paciência, pois meu PC está com problema, por isso não fiz mais postagens de discos, mas em breve vou colocar à disposição vários discos assim que resolver este pequeno problema. BLOG REGGAE PARÁ TODOS

2 comentários:

Luana Pimenta disse...

ola,edwaldo

sei que estas preocupado e sensibilizado com o impacto ambiental na ilha,mas nao justifica afirmares sem pesquisar ou procurar fontes para melhor entender,pelo menos as pessoas que citas, te convido a dar uma bisoiada no www.ilhadealgodoal.blogspot.com , no orkut: comunidade: algodoal proteção ambiental, eu jamais te negaria qualquer informaçao, porque depois de 15 anos de açoes colaborativas,parcerias e voluntariado,toda ajuda é bem vinda, com exceção de quem clona minhas proprias falas como suas.

um grande abraço,que a paz de jah toqur teu coraçao.

Luana "Lua" Pimenta

Luana Pimenta disse...

sei que estas preocupado e sensibilizado com o impacto ambiental na ilha,mas nao justifica afirmares sem pesquisar ou procurar fontes para melhor entender,pelo menos as pessoas que citas, te convido a dar uma bisoiada no www.ilhadealgodoal.blogspot.com , no orkut: comunidade: algodoal proteção ambiental, eu jamais te negaria qualquer informaçao, porque depois de 15 anos de açoes colaborativas,parcerias e voluntariado,toda ajuda é bem vinda, com exceção de quem clona minhas proprias falas como suas.

um grande abraço,que a paz de jah toqur teu coraçao.

Luana "Lua" Pimenta

18 de maio de 2008 05:38

Fazem quase dois anos que te procurei e não obtive respostas. Por que continuas a publicar a mesma critica me desconstruindo sem nem mesmo fazer uma pesquisa verdadeira sobre o que falas?que interesse ambiental obscuro há por trás de tua agressividade gratuita?